Países em que Brasileiros não Precisam de Visto: Dicas e Destinos para Viajar sem Burocracia

7883 0

Viajar para o exterior é uma experiência desejada por muitas pessoas. E se você está em busca do destino ideal para sua primeira ou próxima viagem internacional, confira nossas dicas de países em que brasileiros não precisam de visto para entrada.

Segundo a Henley & Partners, empresa que há mais de uma década elabora anualmente um ranking global de passaportes, o passaporte brasileiro está em 16º lugar entre os mais poderosos, com acesso liberado em 171 países.

Quem ocupa o topo da lista segundo a pesquisa realizada neste ano é o Japão, com acesso livre a 190 países!

Quer saber quais países não exigem visto para brasileiros? Então continue com a gente! Mas, antes disso, uma dica rápida sobre documentação:

Visto x Passaporte: qual a diferença?

Muitas pessoas que pretendem fazer a primeira viagem internacional ainda têm dúvida sobre estes documentos.

  • Passaporte: documento emitido pela Polícia Federal. É a primeira etapa para quem pretende viajar para o exterior, uma espécie de RG internacional.

Quando necessário, é no passaporte que o visto é emitido. Por isso, a emissão dele deve ser anterior ao pedido de visto.

  • Visto: autorização cedida por determinado país para receber estrangeiros por prazo e propósito determinado (turismo, negócios ou estudos).

O visto é solicitado na Embaixada do país de destino com o passaporte em mãos. Lembrando que atualmente há 171 países em que brasileiros não precisam de visto. Confira a tabela completa no Portal Consular.

5 Países em que Brasileiros não Precisam de Visto

Vamos conhecer países que são “sonho de consumo” de muita gente e não exigem visto para brasileiros?

Aos que sonham com aquela viagem à Europa, boas notícias: o continente é o mais receptivo aos brasileiros. São mais de 40 países europeus que não exigem o visto.

Entre eles, Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Espanha, França, Irlanda, Itália, Portugal e o estado soberano do Reino Unido (composto pela Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales). Empolgado? Então aproveite e confira dicas de roteiros para conhecer a Europa em 15 dias.

Já o continente Africano é o mais fechado, com apenas 4 países que não exigem visto para brasileiros.

Importante: Vale lembrar que todos os países citados a seguir têm dispensa de visto por até 90 dias para turismo ou negócios.

Confira outras sugestões de países que não exigem visto para sair do óbvio:

GRÉCIA

Vista de Santorini na Grécia

Para desfrutar de paisagens incríveis, belezas naturais, história, gastronomia e clima agradável. Na capital, Atenas, é possível conhecer a Acrópole mais famosa do mundo, berço do pensamento político e filosófico da civilização ocidental.

Inclua no roteiro um passeio pelas ilhas gregas – como Mykonos, conhecida como uma “pequena Veneza”; Santorini, para admirar o pôr do sol entre lindas casinhas brancas; e Creta, para passear nas Ruínas de Cnossos, o maior dos palácios cretenses.

SUÍÇA

Homem admirando alpes suíços

Localizada no centro da Europa, é um dos países mais desenvolvidos do mundo com atrações para todos os gostos – desde que o viajante adore neve! Zurique é a cidade mais cosmopolita, imperdível por ser um grande centro cultural.

Inclua um passeio de barco em Genebra, uma visita à capital Berna, cidade com ar medieval; e ao menos uma das cidades nos Alpes, como Zermatt, St. Moritz e Interlaken, com estações de esqui, arquitetura charmosa e montanhas nevadas.

Vale lembrar que na Suíça a permanência máxima é de 90 dias a cada 180 dias, contados a partir da primeira entrada no Espaço Schengen, conjunto de 29 países que compartilham fronteiras abertas.

>> Saiba mais: Guia de Viagem para a Europa: Documentos, Locomoção e Hospedagens

ÁFRICA DO SUL

Girafas durante safari no Parque Kruger na África

Miscigenado e acolhedor, o país é conhecido pelas paisagens e fauna inigualável. Entre os principais destinos estão a Cidade do Cabo, Durban e Joanesburgo.

Para seu primeiro safári, o local ideal é, sem dúvida, o Parque Kruger. Sensacional também é a Garden Route, uma rota para se encantar com paisagens de rio, mar, montanha e vegetação.

BAHAMAS

Porco nadando na Ilha Big Major Cay em Bahamas

Um paraíso caribenho de clima agradável, belezas naturais, ótimos preços para compras e múltiplas atividades. Constituída por mais de 700 ilhas, uma das mais famosas é Nassau, um grande centro de ecoturismo perfeito para curtir a natureza.

>> Economize tempo e dinheiro: pesquise passagens aéreas pelo Vah.

Há duas praias imperdíveis: Cable Beach e Cabbage Beach. Se optar por conhecer a Ilha Big Major Cay, encontrará uma praia repleta por simpáticos porquinhos. Já para ver a maior população de flamingos do mundo, visite o Parque Nacional de Inagua.

Vista aérea da Cidade do México

MÉXICO

Construções grandiosas – representando a cultura maia e asteca – são apenas parte do cenário mexicano. A capital, Cidade do México, é uma mistura entre o antigo e o novo; somada à alegria do mexicano, fazem uma viagem inesquecível.

Além da capital, Cancún e Playa del Carmen são ótimos destinos para aproveitar umas das praias mais lindas do mundo e curtir uma vida noturna de tirar o fôlego!

Países do Mercosul: tudo liberado

Por conta de acordos diplomáticos entre Brasil e os países da América do Sul, o MERCOSUL, para entrar é necessário apenas o documento de identidade, o Registro Geral (RG). Aos brasileiros, além de não exigirem vistos, são países que não precisam de passaporte.

Mas para isso, é preciso que o RG esteja em bom estado de conservação, com foto atual e data de emissão inferior a 10 anos. É importante lembrar também que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não é válida como documento principal e não pode ser utilizada neste caso!

Então não preciso me preocupar com nada?

Precisa sim. É necessário se informar sobre as vacinas exigidas. No site da Anvisa é possível acessar informações atualizadas sobre obrigações das vacinas para cada país. Um documento conveniente é o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP).

Para emití-lo gratuitamente, basta levar seu cartão de vacinação em um posto da Anvisa. Este certificado será útil para viagens no mundo inteiro.

Outra dica superimportante é que você precisa tomar a vacina exigida com ao menos dez dias de antecedência da data de embarque. Se tomada com menor prazo, pode ser considerada inválida – por conta do prazo para efeito no organismo. Não deixe para buscar isso na última hora!

Países da América do Sul que não exigem passaporte brasileiro:

  • Argentina
  • Bolívia
  • Chile
  • Colômbia
  • Equador
  • Paraguai
  • Peru
  • Uruguai
  • Venezuela

Para entrar e sair de qualquer um desses países sem preocupação e sem passaporte guarde o papel que irá receber na passagem pela imigração. Ele é o comprovante de entrada e saída do país!

E aí, entre tantas opções e facilidades, para onde você planeja sua próxima viagem?

Imagens: Documentos: Flickr (Pedro França – Agência Senado Federal), Grécia: Pexels (Aleksandar Pasaric), Suíça: Pexels (Catarina Souza), África: Pexels (Pixabay), Bahamas: Pexels (Pixabay), México: Flickr (dronepicr)

Deixe um comentário