Roteiro de Cidades Históricas por Minas Gerais: Dicas e Lugares Para Visitar

3023 0

Desde os tempos de escola ouvimos falar sobre cidades históricas de Minas Gerais. Formadas durante a ascensão de minério no Brasil, Tiradentes, São João del-Rei, Ouro Preto e Mariana são verdadeiros museus a céu aberto – paradas certas em uma viagem para Minas Gerais.

Pensando nisso, criamos um roteiro pelas cidades históricas de Minas Gerais, com dicas de passeios, museus, hospedagem e restaurantes. Vamos lá? 🙂

Viagem em Minas Gerais: Por Onde Começar?

Para quem pretende fazer um roteiro de cidades históricas por Minas Gerais, uma boa maneira de iniciar é pegando um voo até Belo Horizonte.

Chegando à capital, é interessante fazer um comparativo de aluguel de carros para iniciar pela rota da Estrada Real. Essa rota faz parte de um projeto turístico do Governo do Estado, e pode ser percorrida também de bicicleta.

Uma dica fundamental para uma viagem a Minas Gerais é se preparar para subir e descer ladeiras, pois como boa parte do estado, as cidades históricas estão localizadas em regiões montanhosas.

Durante o trajeto, aproveite todo o charme das estradas mineiras: é possível encontrar pequenas vendas, ao invés de grandes redes de lanchonetes.

Roteiro: Cidades Históricas em Minas Gerais

Tiradentes

Maria Fumaça em Tiradentes

O primeiro destino do roteiro de cidades históricas em Minas Gerais é Tiradentes, fundada em 1718, no auge da produção do ouro no Brasil.

Tiradentes é considerada uma das cidades históricas mais bem conservadas do país, com inúmeros casarões espalhados por quase todas as ruas e avenidas.

Quando assunto é culinária mineira, Tiradentes é referência: um verdadeiro point gastronômico. Há excelentes restaurantes em torno do Largo das Forças.

E se você gosta de cultura, participe da tradicional Mostra de Cinema de Tiradentes, com programação totalmente gratuita.

Alguns dos pontos turísticos mais relevantes em Tiradentes:

  • Igreja Matriz de Santo Antônio (referência do barroco brasileiro)
  • Museu da Liturgia
  • Instituto Mário Mendonça

Há também a opção de fazer a trilha para a Serra São José, onde é possível apreciar um belo pôr do sol.

  • Onde Dormir: Pousada Caramelo, Pousada Fazendinha de Minas, Pousada Venerando, Hospedaria de Maria
  • Onde Comer: Restaurante Tragaluz, Restaurante Pau de Angu, Chico Doceiro, Restaurante Virada’s do Largo

>> Saiba mais sobre aluguel de carros para sua viagem em Minas Gerais: 5 Motivos que Vão te Convencer a Alugar um Carro Durante uma Viagem

São João del-Rei

Igreja em São João del-Rei

Durante uma viagem para Minas Gerais, São João del-Rei tem um estilo de passeio mais sofisticado. Para começar, faça o tour de Maria Fumaça (com saídas às sextas e aos sábados) e aproveite uma linda paisagem pelos 16 km que a separam de Tiradentes.

Além disso, é uma ótima oportunidade de conhecer a segunda ferrovia mais antiga de Minas Gerais, uma das principais do Brasil.

Já no Museu Ferroviário há diversos itens históricos sobre a construção dos trilhos na região; além de locomotivas e acessórios ferroviários.

Outra opção é conhecer o centro histórico e a Rua Santo Antônio, famosa por ter sido utilizada pelos primeiros bandeirantes que exploraram a cidade.

Para contemplar a arquitetura de São João del-Rei, as igrejas são paradas obrigatórias: a de São Francisco de Assis é daquelas que está em quase todo cartão-postal das cidades históricas do estado, com sua arte barroca e rococó.

Famosa por ser o local onde está enterrado o corpo do ex-presidente Tancredo Neves, a igreja tem um dos toques de sinos considerados mais bonitos do mundo. Inclusive, é conhecida por ser a “Cidade dos Sinos” – apenas no centro histórico são mais de 30 badaladas.

  • Onde Dormir: Pousada dos Sinos, Pousada Beco do Bisco, Pousada Villa Magnolia
  • Onde Comer: Restaurante Villeiros, Restaurante Dedo de Moça, Restaurante Trilhos de Minas Colônia

Dica Extra: não deixe de experimentar o famoso pão com linguiça do Café com Prosa, entre São João del-Rey e Ouro Preto.

Ouro Preto

Estação de trem em Ouro Preto

A primeira cidade brasileira a ser considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco é também a mais visitada de Minas Gerais. Um fim de semana é pouco para conhecer Ouro Preto e sua história – que também conta grande parte da história do Brasil.

São vários cartões-postais espalhados pela cidade:

  • Museu da Inconfidência
  • Igreja São Francisco de Assis
  • Igreja Santa Efigênia
  • Museu do Oratório
  • Matriz Nossa Senhora do Pilar

Já no Museu da Casa dos Inconfidentes, um dos mais movimentados no país, é possível conhecer a casa onde os líderes da Inconfidência Mineira se encontravam para importantes reuniões do movimento separatista liderado por Tiradentes.

Além de turística, Ouro Preto é também uma cidade universitária, por conta da Universidade Federal de Ouro Preto, uma das mais importantes do Brasil. Durante a noite é possível encontrar muitos jovens em bares e restaurantes. Um atrativo a mais para viajantes que curtem a vida noturna.

Já para quem gosta de natureza, as cachoeiras são uma atração à parte. Algumas dicas são:

  • Cachoeira da Estiva (2 km do centro)
  • Cachoeira da Chiquita (7 km)
  • Cachoeira do Cumbi (5 km)
  • Cachoeira da Madureira (3 km)
  • Onde Dormir: Caminhos de Ouro Preto, Eco Ouro Hostel, República Lua Azul, Solar da Ópera
  • Onde Comer: Bené da Flauta, O Passo, Casa do Ouvidor

Mariana

Igrejas em Mariana

A 4ª e última parada do roteiro de cidades históricas em Minas Gerais é a bela Mariana. Apesar de ter ficado famosa pelo maior desastre ambiental da história do Brasil, nada interferiu no roteiro turístico do local.

Assim como nas outras cidades, Mariana também tem inúmeras igrejas, museus e ladeiras históricas. Aproveite para conhecer a praça de Minas Gerais e encontrar as “igrejas gêmeas”, construídas lado a lado.

Mariana também foi a primeira capital de Minas Gerais e um dos seus principais atrativos é o concerto de órgão na Catedral da Sé.

Para chegar a Mariana, também é possível pegar uma Maria Fumaça que faz o trajeto de ida e volta partindo de Ouro Preto.

  • Onde Dormir: Pousada Contos de Minas, Hotel Pousada das Gerais, Pousada do Chafariz, Minas Pousada e Hotel
  • Onde Comer: Restaurante Lua Cheia, Casarão Grill, Bistrô Mariana

Ficou empolgado para fazer uma viagem por Minas Gerais? Ou tem mais dicas para o roteiro de cidades históricas? Conta pra gente nos comentários! 😉

Imagens: FactPic (Pixabay), Flávio Pico (Flickr), Luis Peres (Flickr), Marazil (Flickr), Ambientalista (Flickr)

Deixe um comentário