O que Fazer no Chile: Dicas, Melhores Destinos e Pontos Turísticos

1846 0

Localizado entre o Oceano Pacífico e a Cordilheira dos Andes, o Chile possui centenas de paisagens espetaculares. De norte a sul, você irá se fascinar com todos os lagos de águas cristalinas, glaciares imponentes, montanhas nevadas, desertos de paisagens lunares e até mesmo praias com areia vulcânica.

Mas é preciso saber: conhecer os principais destinos do país, assim como no Brasil, exige um pouco mais de tempo. Uma boa alternativa é descobrir o país aos poucos. Patagônia, Lagos Andinos, Arica e Punta Arenas são algumas das opções.

Confira dicas para começar a organizar sua viagem, assim como as principais cidades e os pontos turísticos. Saiba aqui o que fazer no Chile! 🙂

Melhor Época do Ano para Visitar o Chile

Conhecido pela sua variação climática, o Chile é um país que com atrativos durante todo o ano. Em todas as estações você poderá desfrutar de paisagens agradáveis.

Mas se a intenção é, como a maioria dos brasileiros, conhecer a neve, o período mais indicado é entre meados de junho e setembro, podendo variar de acordo com as condições climáticas do período. Mas prepare-se para frio e chuva!

Se você prefere temperaturas mais amenas, opte pelo restante do ano.

Deserto chileno com montanhas ao fundo.

Compre Passagens e Faça o Roteiro Antes

Sua viagem para o Chile será sozinho, acompanhado, com amigos ou família? Seja qual sua companhia, sempre faça um planejamento com antecedência. Começando pela compra de passagem.

Viajando a turismo, brasileiros podem permanecer por até 90 dias em território chileno sem necessidade de visto. Utilizando o RG, em bom estado de conservação, é possível visitar o país inteiro.

Principais Cidades e Pontos Turísticos

  • Santiago

Vista panorâmica de Santiago.

Moderna e emoldurada pela Cordilheira dos Andes, Santiago é uma das capitais mais envolventes da América do Sul. Na cidade, o contraste entre passado e presente é muito evidente na arquitetura, onde edifícios modernos se encontram ao lado de construções históricas.

A cidade também é repleta de museus (como a Casa Museo La Chascona, onde viveu Pablo Neruda), bares, parques e uma badalada vida noturna. A Plaza de Armas, no coração da cidade, é o ponto de partida para locais como o Palacio La Moneda e o Centro Cultural La Moneda.

Saindo do Brasil, há disponíveis voos diretos, possibilitando até uma viagem para Santiago em um feriado prolongado. Aos que buscam boas hospedagens, os bairros mais indicados são Bellavista e Lastarria.

>> Faça comparativos de passagens aéreas no aplicativo do Vah e analise os melhores valores com diferentes companhias aéreas.

  • Deserto do Atacama

Deserto do Atacama.

Outra dica imperdível do que fazer no Chile é conhecer o Deserto do Atacama. Localizado em San Pedro de Atacama, ele é o deserto mais alto e seco do mundo.

O local vem se tornando um dos lugares mais visitados da América Latina. São vulcões, salares, lagoas, formações rochosas, cordilheiras de sal, e para completar, o que é considerado o céu estrelado mais bonito do hemisfério sul.

Durante todo o trajeto há inúmeras curiosidades locais e relíquias históricas e arqueológicas, como múmias de mais de 1.000 anos, dos antigos povos Chinchorros.

Para quem gosta de história, as melhores opções são o Museu de San Miguel de Azapa e o Museu Del Padre Le Paige.

Quando o assunto é aventura e natureza, vale incluir no passeio uma visita no Valle de la Luna. Também é possível praticar algumas atividades no deserto, como trilhas, trekking, montanhismo, mountain bike e observação de estrelas.

Diferente de Santiago, o aeroporto mais próximo de Atacama fica somente em Calama, e não há voo direto do Brasil. É preciso fazer escala em Santiago.

De Calama, ainda é preciso contratar um transfer até San Pedro de Atacama. Se possível, evite verão e inverno, pois as temperaturas são extremas (tanto para o frio quanto para o calor) e isso pode atrapalhar o andamento dos passeios.

  • Pucón

Rafting em Pucón.

Pucón é uma ótima opção para todos os gostos, com atividades ao ar livre, caminhadas tranquilas e descidas emocionantes de rafting no Rio Trancura.

Subir o Vulcão Villarrica, um dos mais ativos do Chile, está entre as opções de passeios mais procurados. São pelo menos quatro horas de subida com muita inclinação, além de caminhos com pedras recobertas com gelo e neve acumulada nas partes mais elevadas do vulcão.

Além disso, também há a opção de mergulhar em águas termais e visitar cachoeiras, como os Ojos del Caburgua.

Já na cidade, atividades a céu aberto como passeios de bicicleta e escalada são alternativas. Pucón possui uma boa estrutura turística e vida noturna relativamente agitada. Bares, pubs e bons restaurantes são encontrados facilmente pelo centro.

>> Leia também: Viagens Internacionais que Cabem no seu Bolso: 7 Dicas de Destinos Baratos

  • Valparaíso e Viña del Mar

Valparaíso.

Na lista entre os destinos mais buscados por estrangeiros no Chile, Valparaíso se encontra na zona portuária do país. Cercada por diversos morros, a cidade tem como cartão-postal mirantes e belas paisagens cheias de vida e cores.

Uma ótima opção é visitar a Casa La Sebastiana, famosa por ter sido moradia do grande poeta Pablo Neruda.

Do outro lado, a vizinha Viña del Mar tem construções sofisticadas e um belo jardim na entrada da cidade. No verão, muitos santiaguinos vão curtir as praias de águas gélidas, além do restante do litoral, como Reñaca e Cocon.

  • Puerto Natales e Torres del Paine

Turista nas Torres del Paine

Localizada ao sul do Chile, Puerto Natales é porta de entrada para a Patagônia chilena, passando pelo Parque Nacional Torres del Paine.

No centro da cidade é possível encontrar todos os suprimentos necessários para começar a aventura por um dos locais mais imponentes do planeta:

  • supermercados
  • aluguel de roupas e equipamentos para acampar
  • agências para reservar campings e refúgios
  • empresas que ofertam transportes e tours

Em outras palavras, Puerto Natales é um ponto estratégico para todos atrativos turísticos da região.

Já nas Torres del Paine você irá desfrutar de lagos espetaculares de diversos tons de verde e azul, além de montanhas, rochas, praias de água doce, cachoeiras, muita fauna e flora.

O parque conta com mais de 227.000 hectares de natureza bruta, intocada, que faz você se sentir parte de tudo isso em meio às águas turquesas e as torres de granito da Cordilheira Paine rasgando o céu!

Dicas Extras

  • Câmbio: para brasileiros, a melhor opção é levar reais e trocá-los em alguma casa de câmbio chilena. Evite câmbios em aeroporto ou rodoviárias, pois as taxas são sempre mais altas.
  • Custo de viagem: no geral, o que encarece são os passeios, pois o custo de estadia e alimentação não difere tanto de uma grande capital brasileira. Por isso, recomenda-se que os passeios sejam agendados com total antecedência.
  • Idioma: prepare-se, pois há quem diga que o espanhol chileno é um dos mais difíceis de falar e entender. E não é à toa: os chilenos falam rápido, “comem” algumas consoantes e, principalmente, fazem uso de muitas gírias.
  • Telefones úteis: o código de área local é +56. Para celulares, é necessário acrescentar o 9 antes dos oito dígitos do número telefônico.
  • Ambulância 131
  • Bombeiros 132
  • Polícia (Carabineros) 133
  • Embaixada do Brasil +56 2 2876-3400
  • Segurança: se comparado ao Brasil, podemos dizer que o Chile é um país bastante seguro. Deve-se tomar os cuidados normais, como em qualquer outro lugar, mas de maneira geral, não há muito com o que se preocupar.

E aí, pronto para viajar? Agora é só fazer as malas e curtir todas as belezas e surpresas que só uma viagem para o Chile é capaz que proporcionar!

Imagens: Olga Stalska (Unsplash), Juan Pablo Ahumada (Unsplash), Paula Porto (Unsplash), Paul Sat (Pixabay), Loic Mermilliod (Unsplash), Philippe Siguret (Unsplash), Dill Jack (Unsplash)

Deixe um comentário