Top 5 Destinos para Turismo Sustentável no Brasil

9308 0

Muitas pessoas, como forma de fugir da correria das grandes cidades, passaram a buscar por destinos sustentáveis para curtir as férias e relaxar.

Esta nova tendência de turismo explora o campo e hospedagens mais simples e aconchegantes: tudo para criar uma conexão diferenciada e real com a natureza.

O turismo sustentável, como é chamado, proporciona novas experiências aos viajantes, contribui para manter os pequenos negócios vivos e a protege a tradição de diversas famílias do interior do país.

Mas não basta escolher um destino no campo ou na praia para que a sua viagem seja sustentável. É preciso, também, pesquisar se esses locais possuem alguma iniciativa para proteger e preservar a natureza e a vida da comunidade ao seu redor.

Para te ajudar a planejar suas próximas férias nesse ritmo, listamos os cinco top destinos de turismo sustentável no Brasil. Confira!

1.    Bonito – MS

Compre aqui sua passagem de ônibus para Bonito!

Eleito com um dos melhores destinos de turismo sustentável do mundo, o município de Bonito, no estado do Mato Grosso do Sul, é uma ótima opção no interior do Brasil e conta com valores bastante atrativos.

Com grande variedade de hospedagens que seguem o padrão sustentável, é possível encontrar várias opções de lazer relacionadas à natureza. Arvorismo, escalada e mergulho em grutas são apenas algumas das atividades que se pode realizar em Bonito.

Como forma de cuidado e preservação do turismo sustentável na região, a maior parte das atrações conta com um voucher digital. Esse controle previne que o limite de pessoas em um mesmo passeio exceda o número permitido e evita possíveis impactos negativos na natureza.

Um lugar que você não pode deixar de visitar em Bonito é a Gruta do Lago Azul. Famosa pela beleza natural, conta com formações rochosas de milhares de anos e uma água extremamente cristalina.

2.    Socorro – São Paulo

Uma opção de turismo sustentável no Brasil no interior de São Paulo, Socorro é o destino perfeito para quem procura por aventura.

Conhecida pelas monumentais grutas, a cidade oferece opções de passeio com mergulho, rafting, cachoeiras, trilhas e muita exploração. Tudo isso é realizado de forma saudável e com respeito pelo meio ambiente.

Na Pedra da Bela Vista, por exemplo, o turista conhece o interior da gruta e pode descobrir sobre a história do município, que foi palco de importantes momentos da Revolução de 1930.

Uma opção de hospedagem sustentável em Socorro é o Hotel Fazenda Campo dos Sonhos. Com o compromisso de preservar a natureza do local, a estadia conta com um projeto chamado Aventureiros Especiais, onde as atividades de lazer sustentáveis são adaptadas para pessoas com deficiências físicas.

Desse modo, é possível realizar passeios como trilhas, cavalgada, arvorismo e de trator com segurança e conforto, já que todos os detalhes são pensados para a necessidade de hóspedes com mobilidade reduzida.

O turismo de aventura é outro diferencial em Socorro. Com opções para os amantes de adrenalina, conta com atividades como a famosa descida de caiaque pelas corredeiras do rio do município.

Socorro possui, ainda, diversos parques ecológicos que disponibilizam passeios guiados aos turistas – como é o caso do Parque dos Sonhos e do Campo dos Sonhos.

3.    Fernando de Noronha – PE

Reserve aqui sua passagem aérea para Fernando de Noronha!

Outra opção de turismo sustentável no Brasil, Fernando de Noronha fica localizada no litoral do estado do Pernambuco e chama a atenção pela beleza paradisíaca.

A ilha é o destino dos sonhos dos amantes da natureza e possui controle de visitantes, para que o número de pessoas no local não se torne muito alto e afete a fauna e a flora das ilhas.

A maior parte das opções de hospedagem conta com iniciativas sustentáveis para garantir que a passagem dos viajantes por ali cause o mínimo de impacto à natureza.

Algumas dicas para fazer turismo sustentável no arquipélago são: levar pouca bagagem, não jogar lixo em lugares inapropriados e visitar apenas locais permitidos.

Fernando de Noronha conta com bicicletas elétricas, que estão disponíveis para aluguel e se tornaram uma ótima forma de conhecer a ilha sem a emissão de gás carbônico.

4.    Gramado – RS

Uma opção de turismo sustentável no Brasil para os amantes do inverno é Gramado, no estado do Rio Grande do Sul, que oferece opções de atividades bem diferentes das citadas acima.

Com passeios mais voltados para a família, a sustentabilidade fica por conta da iniciativa de determinadas hospedagens, como é o caso do Hotel Bangalôs da Serra. Ele foi premiado pelo projeto de redução de lixo e reciclagem dos resíduos produzidos, bem como pela divulgação desta ideia para a comunidade local.

Outra opção é contratar pacotes de atividades de lazer com algumas agências da região, que promovem roteiros ecológicos com a participação de famílias de agricultores da região.  

Em 2015, como parte do turismo sustentável de Gramado, uma taxa de R$2,00 passou a ser cobrada pelos hotéis. Este capital é revertido em iniciativas e programas de preservação da fauna e flora local.

5.    Reserva Mamirauá – AM

A Reserva Mamirauá, no estado do Amazonas, é uma opção de ecoturismo sustentável.

Localizada próximo ao curso do Rio Solimões, a reserva abrange os municípios de Maraã, Jutaí Alvarães, Tefé, Uarini e Fonte Boa.

Na região de Tefé, a pousada flutuante Uacari oferece atividades de ecoturismo como passeios de barco e canoa, busca por animais noturnos na floresta e visitas às comunidades ribeirinhas da região.

A pousada também gera renda à população do município, melhorando a qualidade de vida daqueles que vivem ali. Porém, como está localizada no coração da Floresta Amazônica, o turismo na região precisa ser totalmente sustentável, respeitando cada parte da natureza ao seu redor.

As iniciativas e trabalhos da pousada neste ramo já conseguiram diversos prêmios internacionais de Responsabilidade Ecológica.

Conhecer a região da Reserva Mamirauá é um passeio obrigatório. Abrigando a maior extensão de floresta alagada do mundo, é possível vivenciar uma experiência inesquecível e com vegetação única.

Realize seu Passeio com Consciência

A ideia do turismo sustentável é educar as pessoas para que elas visitem estes destinos e respeitem a natureza ao seu redor.

Qual desses destinos de turismo sustentável no Brasil é mais a sua cara? Conte para a gente nos comentários!

Imagens: Flickr (MTur/Flávio André), Flickr (MTur/Bruno Lima), Flickr (Juninho Sarpa), Flickr (MTur/Renato Soares), Flickr (MTur/Mário Oliveira)

Deixe um comentário