O Que Fazer em Florianópolis: Das Praias à Vida Noturna

4269 0

Algo incontestável sobre o Brasil é que ele é dono de muitas praias maravilhosas. De norte a sul, são tantas as opções de litoral que, muitas vezes, ficamos indecisos.

Um dos destinos mais procurados – principalmente no sul do país – é Florianópolis, capital de Santa Catarina. Famosa nacional e mundialmente, há muito que explorar nessa cidade tão charmosa e envolvente.

Então confira esse post com dicas do que fazer em Florianópolis. Vamos nessa?

Ilha do Campeche

Um dos mais procurados pontos turísticos de Florianópolis é a Ilha do Campeche, localizada em frente à Praia do Campeche, na costa leste da cidade.

A ilha foi coroada, no ano 2000, como Patrimônio Arqueológico e Paisagístico Nacional por causa de suas águas claras, da areia fina e dos morros, cobertos pela Mata Atlântica.

Por conta disso, a visitação segue algumas regras: são permitidas, no máximo, 800 pessoas por dia e cada um dos visitantes pode permanecer apenas 4 horas por ali.

A Ilha de Campeche é muito procurada para relaxar, já que é um local de beleza paradisíaca. Para aqueles que amam história, biologia e paleontologia, uma dica é visitar os sítios arqueológicos com antropomorfos, flechas e símbolos geométricos, que atraem estudiosos e turistas para a ilha anualmente.

Só existe um restaurante por lá. Por isso, para não perder tempo enfrentando filas, é aconselhável levar seu próprio lanche. Além de agilizar o passeio, um piquenique nesse cenário não vai nada mal, não é mesmo?

É importante lembrar que a ilha proporciona muito mais do que a praia – há também muitas trilhas incríveis. Para fazê-las é necessário encontrar um monitor, pois, como se trata de um Patrimônio, é proibido fazê-las sem o acompanhamento de um profissional.

Lagoinha do Leste

Outra praia com beleza estonteante em Florianópolis é a Lagoinha do Leste. As duas únicas formas de chegar até a orla são através das trilhas ou pelo mar.

Por ser menos acessível, é uma praia menos movimentada. Mas vale a pena conhecer, já que muitos a consideram a praia mais charmosa de Floripa.

Para quem gosta de contato com a natureza, águas claras e areia fina branquíssima, essa é uma das melhores dicas do que fazer em Florianópolis.

COMPRE SUA PASSAGEM AÉREA PARA FLORIANÓPOLIS AQUI

Books and Beers

Books and Beers é, sem dúvidas, um dos bares mais bonitinhos da ilha. O bar é um espaço que mescla o melhor desses dois mundos: cerveja artesanal e livraria – como o próprio nome sugere!

Quem gosta dessa combinação, não pode deixar de conferir o lugar! Além de lindo, é superaconchegante e descolado.

Avenida Beira-Mar

Outro ponto turístico famoso de Florianópolis é a Avenida Beira-Mar. Como o próprio nome já diz, é uma extensão de 7 km que acompanha o mar.

Situada ao norte da cidade, o percurso pela orla tem uma vista privilegiada para a Ponte Hercílio Cruz, um dos cartões postais de Floripa. Uma boa maneira de aproveitar o trajeto é alugar uma bike e fazer o percurso todo pedalando.

É justamente na orla que acontece um dos eventos mais prestigiados da capital catarinense: o réveillon. Imagina só que beleza começar o ano com essa explosão de fogos de artifício em um dos lugares mais bonitos do país?

Mercado Público

O Mercado Público da cidade é um ótimo passeio em Florianópolis durante o dia. Ali é possível aprender um pouco mais sobre a história da cidade, conhecer a gastronomia local e comprar souvenir de viagem.

Aproveitando o passeio pela região, uma boa dica é conhecer a Feira Pública, que fica próxima ao Mercado e em frente ao Largo da Alfândega. Por ali é possível adquirir queijos, frutas e a famosa farinha de mandioca catarinense.

P12

Para quem adora aproveitar a noite, a grande dica do que fazer em Florianópolis é curtir no P12. Localizada na beira da praia de Jurerê, com grande estrutura, bares e piscina enorme, o P12 tornou-se o principal beach club de Florianópolis e o point para quem deseja divertir-se em um ambiente praiano.

No local, sempre ocorrem eventos muito bacanas, sempre voltados para a galera mais jovem, como shows com grandes DJs da música eletrônica e eventos com artistas de outros gêneros musicais. Sem dúvidas, uma grande experiência para quem deseja curtir uma balada memorável em Florianópolis!

Praça XV de Novembro

Uma das mais queridas atrações turísticas de Florianópolis é a Praça XV de Novembro, popularmente conhecida como “Praça da Figueira”. O nome advém da figueira centenária localizada no centro da praça, que acabou se tornando um dos símbolos da cidade.

Na praça tem, ainda, uma feirinha de artesanato, barraquinhas de comida e algumas atrações culturais. Depois de dar alguns mergulhos no mar, essa é uma boa alternativa para relaxar.

Trilha do Morro das Aranhas

A Trilha do Morro das Aranhas é uma das mais visitadas de Florianópolis. Situada na Praia dos Ingleses, marca a divisa entre as praias do Santinho e do Moçambique.

É muito conhecida por ter uma vista estonteante do mar azulíssimo de Florianópolis e também pela flora altamente preservada.

Na metade da trilha está o Mirante do Santinho. De lá, é possível ter uma vista privilegiada da badalada praia dos Ingleses.

A partir desse ponto, a subida até o alto do morro dura, aproximadamente, uma hora e seu grau de dificuldade é moderado.

Por isso, quando for fazer a trilha do Morro das Aranhas, leve frutas, boné e protetor solar. Vá com uma roupa confortável e fresquinha, garrafa de água e um bom tênis.

Praia Brava

Por fim, mas não menos importante, uma das dicas do que fazer em Florianópolis é visitar a Praia Brava, muito conhecida por ser um point da cidade. Suas ondas agitadas e as águas límpidas favorecem a prática de surf, muito comum no local.

Além disso, acontecem diversos eventos que atraem visitantes para a Praia Brava. Se você busca agitação, diversão e bons momentos, a Praia Brava é perfeita.

Quais passeios não podem faltar no roteiro de viagem a Florianópolis? Conte para a gente nos comentários!

Imagens: Flickr (Rodrigo Soldon), Flickr (Papa Pic), Flickr (MTur Destinos/Caio Vilela), Flickr (MTur Destinos/Daniel Vianna), Flickr (Andreia Reis)

Deixe um comentário